Um grupo de cerca de 200 pessoas, formado por professores e técnicos da UFSM, representantes de entidades de classe de Santa Maria e região, prefeitos, deputados, empresários, entre outros, participou do evento promovido pela reitoria da instituição na manhã deste sábado. O objetivo foi mostrar as obras em andamento no campus-sede, em Camobi, e avaliar os dois primeiros anos da gestão de Paulo Burmann.
Curso de Engenharia Acústica da UFSM e Embraer alinhavam parceria para pesquisa
A partir das 9h, três ônibus percorreram os quatro cantos do campus, fazendo breves paradas em cada uma das mais de duas dezenas de obras em execução na instituição. Boa parte delas tinha previsão de conclusão para dois ou três anos atrás, o que não foi cumprido, em geral, por problemas em licitações ou na previsão financeira das empresas contratadas, conforme explicou o reitor Paulo Burmann, que fez o percurso em um dos ônibus explicando caso a caso.Entre os presentes estavam os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), os prefeitos de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas (PT) e de Vila Nova do Sul, Sérgio Ovídio Roso Coradini (PDT), que também é presidente da AMCentro, o vereador Marcelo Bisogno (PDT), o presidente da Cacism, Rodrigo Décimo, o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Diogo De Gregori, entre outros. Não havia representantes da prefeitura de Santa Maria.
Número de vagas preenchidas pelo Sisu na UFSM supera expectativas
Relatório de gestãoMais tarde, na sede do Departamento Tradicionalista Gaúcho (DTG) Noel Guarany, localizado no Centro de Eventos, o reitor Paulo Burmann salientou alguns números da sua gestão, marcada até o mo mento pela implantação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o fim do vestibular, pela implantação dos transportes intercampi e o circular, no campus de Camobi, a criação do Descubra UFSM, entre outros projetos.
Ele ressaltou que embora tenha havido restrições no repasse de verbas por conta do ajuste fiscal do governo federal, nenhuma obra foi interrompida ou serviço, comprometido. Foram também apresentados números sobre o crescimento da UFSM nos últimos anos, e as prioridades dos próximos meses, como a expansão do Centro de Processamento de Dados (CPD). No encerramento, foi servido um almoço para os participantes.
Autoridades apontam que festas de recepção aos bixos evoluíram em Santa Maria
Tour pelo campusEnquanto percorria o campus, Burmann fez um relatório das obras em andamento na instituição.
Entre os prédios que estão quase prontos e poderão ser ocupados ainda neste ano estão o prédio do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), próximo à reitoria, que deve ser concluído em junho; o prédio do curso de Odontologia, que deve reunir inclusive os estudantes que hoje têm aulas na Antiga Reitoria, no Centro de Santa Maria; os prédios dos cursos de Letras, Música e Dança; a Biblioteca de Humanidades, próximo ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH); o edifício que deve abrigar a Coordenadoria de Comunicação da UFSM, incluindo a Rádio Universidade e a TV Campus, entre outros.
Já estão prontos um dos prédios d"